quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Quanto peso você carrega na sua gravidez?

Esses dias uma amiga grávida de primeira barriga me perguntou, desesperada, o que ela precisava comprar ou não pro seu bebê. “Nossa, é tanta coisa, tanta lista que estou perdida. Não consigo decidir nada, não vou conseguir comprar tudo.” Minha primeira reação foi escrever um e-mail com tudo que eu achava que, necessariamente, ela ia usar. Mas fiz diferente. Antes de ser mais uma a sair falando o que comprar ou não, resolvi acalmá-la e falei uma coisa que fez todo sentido pra mim, mas que quando fui também mãe de primeira barriga, não pensei: “Você não precisa sair comprando tudo que as milhões de listas mandam. Primeiro porque nem tudo que está lá você realmente precisa. E segundo porque você pode comprar depois que o seu bebê nascer, na medida em que for precisando.” Não parece óbvio isso? Porque é que a gente tem que comprar TUDO correndoesbaforidadesesperada antes do bebê nascer? Existe vida depois que o bebê nasce, minha querida. E uma vida bem agitada, diga-se de passagem. E não é porque você teve um filho que nunca mais vai poder sair de casa para comprar uma meia. Concorda? Me lembro de comprar, grávida de 5 meses, uma panela de ágata para fazer as papinhas do meu filho. Mas escuta? Eu estava com 5 meses de gravidez e meu filho só foi comer papinha com 7 meses de vida. Por que então eu tinha essa necessidade de sair correndo procurando de loja em loja a tal panela de ágata? Porque as listas diziam que eu tinha que ter a panela. E a ansiedade em torno desse universo nos obrigada a entrar na maternidade com a vida do seu filho planejada pelo menos até 1 ano de idade. Ufa. Então, querida barriga, não se desespere, não se martirize, não se sobrecarregue com esse monte de TEM QUE da sua gravidez. Se eu pudesse te dar um conselho nesse período, seria: carregue apenas a sua barriga durantes esses 9 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário