quarta-feira, 11 de junho de 2014

Crescendo junto


Crescer é meio difícil, filho.
Mas crescer sem aprender algumas coisas quando se tem a sua idade é mais ainda. Pode acreditar.
Não é que a mamãe saiba tudo. Tem um monte de coisa, mas um monte mesmo, que eu tenho aprendido todos os dias. Com você e com seu irmão, principalmente.
Mas como eu te disse, algumas coisas, se a gente não aprende de pequeno, deixa a gente bem pequenininho, mesmo grande.
Pode apostar.
Empurrar o amiguinho não pode. Muito menos o professor.
Você vai saber isso de verdade quando ver um monte de gente do seu lado empurrando não só os amigos, mas a vida. E o peso disso, só se sente bem depois.
Pegar o que não é seu sem pedir não pode. Tem muita gente importante, tratada como vossa senhoria até, que faz isso. É que quando se cresce muitas vezes se perde este brilho no olhar. Esse que muitas vezes te entrega, mas que te deixa tão perto de não fazer de novo, sabe?
Por favor, com licença e obrigado são palavrinhas que nunca perdem a magia. Mesmo quando a vida parece ter escondido o mágico de você.
Colo de pai e mãe é coisa que nunca vai deixar de te caber. Não importa o tamanho que você seja, vai ter sempre um espaço dentro dele pra você.
Então, seja grande, meu filho. Não de tamanho que isso pouco importa. Mas de você mesmo. Lá na frente, você vai entender o que a mamãe está dizendo. Ou vai sentir, o que também tem muita importância.
Castigo é o não de fora morando dentro da gente. Mas é ele que vai te ensinar a encontrar os seus próprios nãos. E isso é mágico. Como aquelas palavrinhas lá de cima.
É bom que você saiba que super homem e super mulher existe nos filmes e nas histórias em quadrinhos. Mas aqui na vida, quanto mais real a gente for, mais poderes vamos ter. Aprendi isso com vocês, olha só.
Culpa é coisa que a gente pega e não passa com remédio. Nem com beijinho. Então, quanto menos você tiver contato com ela, melhor.
Já desculpa é uma palavra que parece mas não é. Não é boa de economizar, mas também não dá pra ficar usando toda hora. Você vai saber (eu espero muito) a melhor hora de usá-la.
Crescer é difícil. E ajudar os outros a crescerem é mais difícil ainda. Acredite.
Dizer bom dia é fundamental.
Amar é essencial.
Mas falar de boca cheia não pode.
A não ser que seja pra falar de vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário