sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Por que?

“Por que você pode e eu não?
Por que só a sua vontade é respeitada?
Por que você pode gritar comigo e, quando eu grito com você, respondendo ao seu grito, estou errado?”
A gente não para pra pensar nestas questões até que elas são levantadas pelo seu filho.
E é ai que o bicho pega. Porque tirando o fato dele ter so 10 anos e que você passou a vida ouvindo que crianças devem obedecer e respeitar os adultos, ele tem toda razão.
Criança antes de ser criança é indivíduo.
Um ser com desejos, pensamentos e lógica. Levei muito tempo pra entender isso. De verdade mesmo.
Porque virei mãe achando que podia controlar, comandar e ser obedecida. Mas maternidade não é isso e filho também não.
Educar é como montar um lego. Você pode seguir a receita da embalagem e chegar no castelo lindo. Ou você pode montar do seu jeito e chegar em outras figuras lindas também. Mas, invariavelmente, você vai pisar em uma peça no chão pelo caminho. E vai doer demais ( porra, ja pisou numa peça de lego?), e você vai gritar demais e vai ter que se acalmar muito para seguir montando.
Educar é via de mão dupla. Você ensina, mas aprende. Mas, pra isso, é preciso estar atento e querer ouvir.
Não é tudo que o seu filho tem que fazer como você quer que ele faça.
Claro que pra muitas coisas não tem negociação. Tem que estudar, tem que respeitar as pessoas.
Mas também tem que ser respeitado.
Não é porque você quer que o seu filho tome banho antes do jantar que ele tem que obedecer a sua ordem dos fatos.
Não é porque você quer que ele ligue ao invés de mandar uma mensagem que é o que ele deva fazer.
Esse é o seu jeito de resolver as coisas. E uma das coisas mais difíceis de educar é deixar que ele encontre o jeito dele de chegar no que você mostrou.
E dai, minha amiga, vem o tal do aprendizado que eu falei la em cima.
É preciso humildade para educar. Porque educar pressupõe que você saiba o que está ensinando. E neste caminho da maternidade, vamos combinar, que a única certeza é que não sabemos muito bem do que se trata. Algumas vezes, apenas repetimos padrões.
Então, a pergunta que vivo me fazendo neste caminho todo, é: o que é seu e o que você apenas repete na educação do seu filho?
E a resposta, quase sempre, está nele.
Pode parecer estranho, mas são os meus filhos que me ajudam a educa-los. Toda vez que paro e escuto o que eles estão me dizendo, consigo dialogar e ensinar.
Toda vez que também me pergunto “
É verdade, por que não?” sinto que chegamos la.
Porque não é sobre adultos educando crianças. É sobre ouvir o que o outro está dizendo. Principalmente quando este outro é o seu filho.
É muito mais sobre inventar combinações para o seu lego do que seguir as instruções da embalagem. Dá trabalho, mas confesso que também pode ser bem divertido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário